terça-feira, 5 de novembro de 2013

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO NA ROTINA DA ALFABETIZAÇÃO Tânia Maria Machado



PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO NA ROTINA DA ALFABETIZAÇÃO
Tendo como ponto de partida o currículo, devemos enfocar temas como:
  • A rotina no ciclo da alfabetização;
  • A integração entre os diferentes componentes curriculares no cotidiano das crianças;
  • Os recursos didáticos na prática alfabetizadora.
1. PLANEJAMENTO DE ENSINO: princípios didáticos e modos de organização do trabalho pedagógico. O professor deve estar atento à:
* o que deve ensinar, baseando-se em documentos curriculares, textos de estudos, participação em formações e próprias experiências vivenciadas no seu cotidiano;
* conhecimento sobre os conteúdos escolares;
* melhores estratégias de ensino.

FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DA ROTINA DA ALFABETIZAÇÃO:

  • Atividades Permanentes: Aquelas que se repetem durante um determinado tempo como: Hora da Novidade, Hora da leitura, Hora da brincadeira, Hora da biblioteca;
  • Seqüências Didáticas: As atividades são dependentes umas das outras e a ordem das mesmas é muito importante;
Por meio das atividades didáticas, um conteúdo pode ser trabalhado em diferentes aulas, de modo articulado e integrado.
  • Projetos Didáticos: Geralmente trabalhado por toda a escola, de modo interdisciplinar onde diferentes atividades são desenvolvidas pelo grupo escolar, para estudo e/ou a solução de um determinado problema. O professor deve sempre estar atento ao planejamento conjunto das estratégias a serem usadas no desenvolvimento do projeto, havendo a possibilidade de redefinição de metas ao longo do percurso e/ou desenvolvimento do projeto.
2. ALFABETIZAÇÃO INTEGRANDO DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES:
Os direitos de aprendizagem são organizados em quatro eixos centrais:

  • Leitura: No eixo da leitura observamos que se deve estar relacionada com os aspectos de interlocução, porque os textos foram produzidos, os destinatários destes textos, onde os textos circulam. Também se deve saber antecipar sentidos, elaborar inferências, estabelecer relações com diferentes partes do texto. Também deve acontecer o domínio de letras e grupos de letras, fonemas, ortografia, pontuação e paragrafação.
·        Produção de Textos: Destaca-se as reflexões do contexto da produção, os propósitos para a realização da escrita, os destinatários do texto produzido. Deve-se realizar o planejamento global dos textos, verificando constantemente o processo desta produção, a avaliação e a revisão posteriormente do texto. Também se deve levar o aluno a adquirir conhecimentos lingüísticos: sistema alfabético, ortografia, coesão e coerência textual, pontuação, paragrafação e concordância.

·        Linguagem Oral: Aqui destacamos a importância da oralidade em diferentes instâncias de participação social e valorização dos textos que fazem parte da cultura brasileira. O aluno deve ser capaz de diferenciar diferentes tipos de textos como: receitas culinárias, receitas médicas, lendas, parlendas, trava-línguas, canções, fábulas, contos, notícias... O aluno deve ser inserido por meio da oralidade em diferentes tipos de textos. Reflete-se sobre as semelhanças e diferenças entre textos orais e escritos e para isso é necessários que participem sabendo ouvir e falar com muita atenção. Toda a atividade deve destacar o aluno com orador.

·        Análise Lingüística: Este eixo se caracteriza por reflexão sobre os gêneros e suportes textuais, reflexão sobre o uso de recursos lingüísticos em textos orais e escritos, domínio do sistema alfabético e normas de ortografia e ensino das nomenclaturas gramaticais.
Devem-se destacar os conhecimentos necessários para que o texto seja legível, atendendo os princípios da escrita e às convenções da ortografia.

                                                              
                                             Escola Municipal de Ensino Fundamental São Paulo
                                                                 Tânia Maria Machado
                                                                 Professora do 3º Ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário