quarta-feira, 22 de outubro de 2014



PROFESSORA CURSISTA: Eliane Mattana Zimmermann
ESCOLA: EMEF Antônio Cortez   
     TURMA: 3º Ano
    Justificativa:
Levando em consideração o pedido realizado para ensinar a fazer CUPCAKE, foi planejada a aula sobre sistema de medidas, utilizando a balança e diferentes medidas. Procuramos atender  nossos objetivos com aulas lúdicas, atividades diversificadas, que sejam atrativas aos nossos alunos proporcionando a aprendizagem do sistema de medidas através de descobertas em atividades prazerosas.
    Objetivos:
·        Compreender a necessidade de medir em situações do cotidiano e reconhecer a importância das medidas;
·        Identificar e utilizar procedimentos e instrumentos de medida em situações problemas;
·        Realizar  estimativas através das diferentes medidas;
·        Identificar e utilizar as unidades de medidas nas atividades práticas;
CONTEÚDOS:
·        Medidas de massa;
·        Medidas de capacidade: litro e mililitro;
LEITURA DELEITE:
    Livro: “QUE DELÍCIA DE BOLO!”
    Autoras: Elza Calixto e Sílvia Calixto
 O livro mostra os ingredientes utilizados e de onde se originam os  alimentos, desde o campo até o processo de industrialização e comercialização, o livro também apresenta sua importância nutricional, bem como suas propriedades e algumas curiosidades a eles relacionadas




As crianças adoram bolo de chocolate, cupcake, foram questionadas para saberem de onde vêm e como são produzidos os ingredientes usados para prepará-lo? 
Questionamos:
·         alimentos de origem vegetais e animais;
·         lugares onde compramos os ingredientes;
·        O que compramos ou produzimos aos quilos, gramas, litros, mililitros ou unidades;
·         Trava-língua;
·        derivados do leite;
·        Alimentos primários, secundários e terciários;
·        De onde vem o óleo, ovo, farinha, chocolate, açúcar, fermento?
·        Poluentes;
·        Produção e transformação;
·        Industrialização;
·        O resultado da falta de um ingrediente ao realizarmos uma receita;
·        Substituição ou opção de outros coberturas;

A receita culinária é um gênero textual no qual predomina o aspecto tipológico do descrever ações, tendo, como estrutura, as seguintes partes:
·        Ingredientes;
·        Modo de fazer;
·        Tempo de preparo;
·        Rendimento. 
Ver com os alunos: Quem usa, onde encontramos e do que fala uma receita.
Para medir a massa de um produto usamos a balança como vimos na aula anterior quando foi realizada a medida dos alunos através do metro e o peso de cada um na balança conforme o gráfico comparativo das diferentes medidas.
Hoje vamos realizar a receita dos CUPCAKE com os ingredientes que cada aluno trouxe.
1º vamos medir a quantidade certa para uma receita. Como queremos compartilhar com os colegas das séries iniciais e educação infantil, faremos duas receitas.
Se utilizamos ½ xícara de leite (125 ml), se dobrarmos a receita precisamos de 1 xícara (280 ml) e assim observar as quantidades. Pesar para termos noção de  quantidade em gramas.
Foram conferidos os ingredientes trazidos e foi esquecido do creme de leite para fazer o ganache da cobertura. Como alternativa utilizamos merengue.

RECEITA:
                          CUPCAKE
3 ovos                                                                     
1 xíc. de óleo ou 250 ml
½ xíc. de leite morno ou  125 ml                                           
1 ½ xíc. de açúcar     ou 375 ml                                   
2 xíc. de farinha     ou  350 gramas                            
½ xíc. de chocolate em pó (50% CACAU) ou 90 gramas
1 colher de fermento

No liquidificador bater os ovos, leite, óleo e o açúcar. Derramar no recipiente e incorporar: farinha, chocolate e fermento. + ou – 15 minutos para assar. Retirar do forno e fazer um furo no meio e colocar o recheio e fechar com a massa retirada.

RECHEIO:
01 CX DE LEITE CONDENSADO  = 395 gramas
2 COLHERES DE CHOCOLATE 50% CACAU
½ COLHER DE FARINHA
01 GEMA SEM PELE
½  CX DE CREME  DE LEITE  =  100 gramas
Cobertura
300 gr de chocolate ao leite ou outro a gosto
1 caixa de creme de leite = 200 gramas
Derreter  o chocolate  no micro e acrescentar o creme de leite, esperar o ponto, quando firmar colocar no saco de confeitar e enfeitar os cupcakes.

            RELATÓRIO
·        Os alunos observaram as horas que foram iniciadas a cocção dos cupcake e o término;
·        O tempo no forno, temperatura;
·        O que  utilizamos em litro, mililitro, gramas, quilos. Quantidade?
·        O que utilizamos em unidades?
            Os alunos colocaram as toquinhas ou bonés para evitar que caíssem cabelos, lavaram as mãos e começaram a ajudar a colocar os ingredientes já pesados e separados. Como foi decidido  dar uma prova para os colegas da  Educação Infantil e séries iniciais, foram feitas duas receitas utilizando  o dobro dos ingredientes.






Os alunos ajudavam a separar as forminhas, contar para colocar a massa até a metade da forma (1/2 ) e questionado ½  massa+ ½ que irá crescer = 1 inteiro . As mães colaboram com os ingredientes e enviaram as forminhas de empadinhas. Assim foram feitos 101 cupcake e assados em uma só vez no forno da escola.





Todos estavam muito atentos no processo da realização, contando, observando com interesse e questionando quanto as dúvidas.

O forno possuía relógio e os alunos puderam observar a temperatura, a qual  chegou nos180 graus, assando de 20 a 30 minutos.








Além da aula de medidas, os alunos aprenderam repartir, solidarizar-se com os colegas da escola. A sensação de satisfação quando sabemos repartir com os colegas e não querer só para si.

Alunos e professores comeram e a alegria era geral. Quando retornaram a sala de aula foi feito uma retomada e os alunos calcularam a quantidade que fizeram, quantos cada turma recebeu e quantos sobraram para eles comerem. Realizaram a produção  de texto relatando a aula. 





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