sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Tânia Maria Machado ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental São Paulo



OBJETIVO: Planejar e desenvolver atividades integrando diferentes componentes voltados ao desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita.
JUSTIFICATIVA: Propiciar ao aluno esta atividade envolvendo trava línguas dentro de um planejamento interdisciplinar rico ao desenvolvimento de capacidades de aprendizagem.
                            Esta atividade deverá trazer aos alunos novas abordagens de aprendizagem dentro dos eixos de ensino (a leitura, a produção escrita e oral e conhecimentos lingüísticos).
                        Portanto, voltarei toda a atenção ao planejar esta atividade no que diz respeito a delimitação de quais conhecimentos e capacidades seriam contempladas, partindo do levantamento dos conhecimentos que os alunos já possuem – exploração – sistematização – avaliação.
                              A partir daí, possibilitarei a criança organizar seus saberes estabelecendo relações entre o saber e o conhecimento.
DESENVOLVIMENTO:
1º MOMENTO: Solicitar aos alunos que pesquisem em casa com os pais alguns trava línguas e tragam para conhecimento dos demais colegas.
                            Neste momento será feito uma roda gigante de trava línguas onde cada aluno deverá expor o que pesquisou aos demais colegas.


2º MOMENTO: Apresentação do livro literário ¨ A Casa das dez Furunfunfelhas ¨, onde será explorado a capa, autor, editora, edição, ilustração, escrita – tipo de letra. Após o professor fará a leitura da história.

PROFESSORA FAZENDO A LEITURA DA HISTÓRIA E APRESENTANDO O LIVRO PARA A TURMA

3º MOMENTO: Propor aos alunos que façam a casa das Furunfunfelhas através de dobraduras.


4º MOMENTO: Confecção de bonecas representando as Furunfunfelhas e após cada aluno deverá produzir um trava línguas para elas e apresentar ao grupo e depois expor na sala de aula.
MENINAS CONFECCIONANDO AS BONECAS FURUNFUNFELHAS:


MENINOS CONFECCIONANDO OS BONECOS: FELIX E O MENINO


BONECAS CONFECCIONADAS PELOS ALUNOS DO 3º ANO

5º MOMENTO: Apresentação das bonecas e leitura das trava línguas oralmente aos demais alunos do turno da tarde na escola.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário