OBJETIVO: Planejar e desenvolver atividades integrando diferentes
componentes voltados ao desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita.
JUSTIFICATIVA: Propiciar ao aluno esta atividade envolvendo trava
línguas dentro de um planejamento interdisciplinar rico ao desenvolvimento de
capacidades de aprendizagem.
Esta
atividade deverá trazer aos alunos novas abordagens de aprendizagem dentro dos
eixos de ensino (a leitura, a produção escrita e oral e conhecimentos
lingüísticos).
Portanto,
voltarei toda a atenção ao planejar esta atividade no que diz respeito a
delimitação de quais conhecimentos e capacidades seriam contempladas, partindo
do levantamento dos conhecimentos que os alunos já possuem – exploração –
sistematização – avaliação.
A partir daí, possibilitarei a criança
organizar seus saberes estabelecendo relações entre o saber e o conhecimento.
DESENVOLVIMENTO:
1º MOMENTO: Solicitar
aos alunos que pesquisem em casa com os pais alguns trava línguas e tragam para
conhecimento dos demais colegas.
Neste momento será feito uma roda gigante de trava línguas onde cada
aluno deverá expor o que pesquisou aos demais colegas.
2º MOMENTO: Apresentação do livro literário ¨ A Casa das dez Furunfunfelhas ¨, onde será explorado a capa,
autor, editora, edição, ilustração, escrita – tipo de letra. Após o professor
fará a leitura da história.
PROFESSORA FAZENDO A LEITURA DA HISTÓRIA E APRESENTANDO O LIVRO PARA A TURMA
3º MOMENTO: Propor
aos alunos que façam a casa das Furunfunfelhas através de dobraduras.
4º MOMENTO: Confecção
de bonecas representando as Furunfunfelhas e após cada aluno deverá produzir um
trava línguas para elas e apresentar ao grupo e depois expor na sala de aula.
MENINAS CONFECCIONANDO AS BONECAS FURUNFUNFELHAS:
MENINOS CONFECCIONANDO OS BONECOS: FELIX E O MENINO
BONECAS
CONFECCIONADAS PELOS ALUNOS DO 3º ANO
5º MOMENTO: Apresentação
das bonecas e leitura das trava línguas oralmente aos demais alunos do turno da
tarde na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário