Abertura: Orientadora Ligiane Maria Gasparin
Saudação da Secretária Tânia Maris Scola a qual na oportunidade destacou o trabalho de todos os envolvidos no Pacto da Alfabetização de Entre-Ijuís.
1. Leitura deleite: O casamento do rato com a filha do besouro /
Rosinha
Socialização das atividades e leitura do
encontro anterior:
Livro
de história produzido pelos alunos;
Educação
no campo – Unidade 4.
Ano 1
2 -
Discutir sobre as questões do grupo relativas à obra da seção “Sugestões de
Leitura” da unidade 3.
3 –
Socializar as experiências vivenciadas com base no planejamento elaborado na
unidade 4.
4 – Ler
a seção “Iniciando a conversa”.
5 –
Discutir em grande grupo as seguintes questões e registrar as opiniões no
quadro:O que você entende por alfabetizar letrando? Você acha possível
trabalhar a leitura e a produção de diversos textos em turmas de alunos ainda
não alfabéticos? Se sim, como este trabalho poderia acontecer?
6 – Ler
o texto 1 (Os diferentes textos a serviço da perspectiva do alfabetizar
letrando), em pequenos grupos; relacionar com as respostas às questões.
Ano 2
1.
Socializar as atividades com jogos sugeridas na unidade 4.
2. Analisar os quadros de acompanhamento da
aprendizagem, em pequenos grupos,para identificar os principais avanços e
dificuldades em cada turma; planejar estratégias para ajudar as crianças a
avançarem,
4 –
Fazer leitura compartilhada da seção “Iniciando a
conversa”.
5 – Ler
em grupo o texto 1 (Por que ensinar gêneros textuais na escola?); discutir a
questão: Por que é importante a escola trabalhar com gêneros textuais?; montar
um cartaz que exemplifique uma situação de ensino de um gênero textual,
identificando os direitos de aprendizagem contemplados; socializar as
reflexões.
Ano 3
2–
Socializar as experiências vivenciadas com base no planejamento realizado na
unidade 4.
3 -
Analisar os quadros de acompanhamento da aprendizagem, em pequenos grupos, para
identificar os principais avanços e dificuldades em cada turma; planejar
estratégias para ajudar as crianças a avançarem.
4 – Ler
a seção “Iniciando a conversa”.
5 –
Discutir em grande grupo as questões: Você acredita que existem gêneros mais
fáceis e mais difíceis de serem apropriados pelas crianças? Por quê?; Quais
critérios você utiliza para escolher os gêneros textuais que irá abordar com
seus alunos ao longo do ano letivo?; Você acha que o mesmo gênero textual pode
ser trabalhado em anos diferentes de escolaridade? Por quê?
6 – Ler
o texto 1 (Os gêneros textuais em foco: pensando na seleção e na progressão dos
alunos); discutir sobre as questões: O que é aprendizagem em espiral? É
possível realizá- la?
7 -
Assistir ao programa Letra Viva: práticas de leitura e escrita, produzido pela
TVE em 2006, com consultoria de Cecília Goulart.
2. Montar um painel com
diferentes gêneros textuais:
-
Organizar os professores em grupos por ano de atuação (Ano 1, 2 e 3 e
multisseriada) e cada grupo irá socializar experiências com o uso dos
diferentes gêneros textuais que deram certo em torno da alfabetização e do
letramento.
Leitura
do texto partilhada do Jornal Zero Hora dia 26/06/2013
-
Alfabetização longe da meta
Recursos:
-
Revistas, jornais, datashow, música, jogos, tesoura e cola, livro de
literatura.
Tarefa de casa:
Escolher uma leitura deleite para apresentar no próximo
encontro.
Bibliografia:
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