sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Secretária de Educação de ENTRE-IJUÍS TÂNIA MARIS SCOLA participou do Encontro do PACTO

Data do encontro: 06/07/2013
 Abertura: Orientadora Ligiane Maria Gasparin 
 Saudação da Secretária Tânia Maris Scola  a qual na oportunidade destacou o trabalho de todos os envolvidos no Pacto da Alfabetização de Entre-Ijuís.
 Dinâmica do AFETO:

Atividades desenvolvidas:
1. Leitura deleite:  O casamento do rato com a filha do besouro / Rosinha
 Socialização das atividades e leitura do encontro anterior:
Livro de história produzido pelos alunos;
Educação no campo – Unidade 4.
Ano 1
2 - Discutir sobre as questões do grupo relativas à obra da seção “Sugestões de Leitura” da unidade 3.
3 – Socializar as experiências vivenciadas com base no planejamento elaborado na unidade 4.
4 – Ler a seção “Iniciando a conversa”.
5 – Discutir em grande grupo as seguintes questões e registrar as opiniões no quadro:O que você entende por alfabetizar letrando? Você acha possível trabalhar a leitura e a produção de diversos textos em turmas de alunos ainda não alfabéticos? Se sim, como este trabalho poderia acontecer?
6 – Ler o texto 1 (Os diferentes textos a serviço da perspectiva do alfabetizar letrando), em pequenos grupos; relacionar com as respostas às questões.


Ano 2
1. Socializar as atividades com jogos sugeridas na unidade 4.
2.  Analisar os quadros de acompanhamento da aprendizagem, em pequenos grupos,para identificar os principais avanços e dificuldades em cada turma; planejar estratégias para ajudar as crianças a avançarem,
4 – Fazer leitura compartilhada da seção “Iniciando a conversa”.
5 – Ler em grupo o texto 1 (Por que ensinar gêneros textuais na escola?); discutir a questão: Por que é importante a escola trabalhar com gêneros textuais?; montar um cartaz que exemplifique uma situação de ensino de um gênero textual, identificando os direitos de aprendizagem contemplados; socializar as reflexões.
Ano 3
2– Socializar as experiências vivenciadas com base no planejamento realizado na unidade 4.
3 - Analisar os quadros de acompanhamento da aprendizagem, em pequenos grupos, para identificar os principais avanços e dificuldades em cada turma; planejar estratégias para ajudar as crianças a avançarem.
4 – Ler a seção “Iniciando a conversa”.
5 – Discutir em grande grupo as questões: Você acredita que existem gêneros mais fáceis e mais difíceis de serem apropriados pelas crianças? Por quê?; Quais critérios você utiliza para escolher os gêneros textuais que irá abordar com seus alunos ao longo do ano letivo?; Você acha que o mesmo gênero textual pode ser trabalhado em anos diferentes de escolaridade? Por quê?
6 – Ler o texto 1 (Os gêneros textuais em foco: pensando na seleção e na progressão dos alunos); discutir sobre as questões: O que é aprendizagem em espiral? É possível realizá- la?
7 - Assistir ao programa Letra Viva: práticas de leitura e escrita, produzido pela TVE em 2006, com consultoria de Cecília Goulart.

 2. Montar um painel com diferentes gêneros textuais:
- Qual a importância de se refletir sobre os gêneros textuais que será produzido?

- Organizar os professores em grupos por ano de atuação (Ano 1, 2 e 3 e multisseriada) e cada grupo irá socializar experiências com o uso dos diferentes gêneros textuais que deram certo em torno da alfabetização e do letramento. 
Leitura do texto partilhada do Jornal Zero Hora dia 26/06/2013
- Alfabetização longe da meta
Recursos:
- Revistas, jornais, datashow, música, jogos, tesoura e cola, livro de literatura.
Tarefa de casa:
 Escolher uma leitura deleite para apresentar no próximo encontro.
Bibliografia:

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