quarta-feira, 7 de maio de 2014

II Encontro do PACTO ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

 "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."   ( Jean Piaget )
 Retomada do encontro anterior partindo sobre a história da matemática  em nosso tempo dos Anos  Iniciais.

Através do vídeo um salto para o futuro “Alfabetizando com os números”, destacou questões entre as quais foi  destacado que  o Brasil  registra conquistas importantes no número de crianças alfabetizadas, por outro, os indicadores  apontam para um alto número de alunos que não dominam essas habilidades.

O vídeo reflete sobre as  dificuldades de se alfabetizar na matemática, sendo que muitas crianças ao chegar no 4ª série não consegue resolver problemas. Assim,  nos leva refletir sobre a pratica pedagógica  partindo da história dos números, processo de quantificar, realizando atividades que favoreçam  a criança a expressar  o imaginário do processo de codificar.   Matemática  e os Temas Transversais  sendo que é uma ligação  prevista nos PCNs e isso busca formar indivíduos construtores do próprio conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário