segunda-feira, 26 de maio de 2014

Caderno 01 - COMPARTILHANDO Atividade 1


O texto “Diferentes Formas de Planejamento” destaca a importância do planejamento anual e durante o período letivo. Após nossa conversa sobre o tema, busque relacionar os encaminhamentos e o que planejou para este ano com relação à alfabetização matemática. Informe e discuta o que houve de mudanças em relação ao que fez o ano passado? O planejamento deste ano está considerando as ideias presentes no texto? De que forma?
                                                             ELIANE MATTANA ZIMMERMANN
Este ano poderemos desenvolver nossas aulas voltadas a tudo que vimos, aprendemos no ano anterior com o Pacto na Alfabetização. Estamos trabalhando com qualidade de forma coerente em sala de aula com nossos alunos, planejando aulas criativas, capazes de produzir efeitos positivos para a aprendizagem dos alunos, buscando o diálogo o tempo todo para ampliar e ensinar os conteúdos, revendo os conhecimentos com a turma, o avanço, saber se precisa ser melhorado, se os conceitos foram atingidos no ano anterior dando sequência a novos conteúdos, trabalhar integrado com os professores, coordenação e direção.
Para o bom desempenho, o planejamento deve ser flexível diante de novas possibilidades, demandas, e novos obstáculos. Procurando avaliar o período, projetando o futuro  e repensando o que fazer com os alunos que ainda não estão onde deveriam estar. Criar novas estratégias para que os alunos sintam-se desafiados a avançar, bem como um ambiente favorável a comunicação.
Ainda, iremos interpretar formas de raciocínio, escutar os alunos, fornecer sugestões adequadas, observar e avaliar o processo.
            Quando realizamos o planejamento Semanal, estamos revendo os planos de aula, se será trabalhado individualmente, dupla, grupo, a disposição das classes, o material de uso coletivo e a disponibilidade dos alunos, favorecendo a interação entre professores e alunos. É preciso ter em mente os objetivos específicos relativos a cada semana, o conteúdo a ser desenvolvido. Dar continuidade da aprendizagem de modo que avancem e ampliem o conhecimento matemático. Não esquecer que os objetivos que queremos deverão estar explícitos no planejamento para que os alunos compreendam o conteúdo usando recursos didáticos necessários para que ocorra a aprendizagem.
            Os alunos aprendem com maior facilidade quando é proporcionado materiais lúdicos, pois realizam relações contribuindo com a compreensão e objetividade. Este ano daremos ênfase aos instrumentos, símbolos, objetos, e imagens pertencentes ao campo da matemática possibilitando uma relação e melhor entendimento.
            Através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa buscaremos através da organização do trabalho pedagógico para a alfabetização matemática maior a aprofundamento para realizarmos nossas aulas. Estamos na expectativa para que seja tão bom quanto o ano anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário