O
texto “Diferentes Formas de Planejamento” destaca a importância do planejamento
anual e durante o período letivo. Após nossa conversa sobre o tema, busque
relacionar os encaminhamentos e o que planejou para este ano com relação à
alfabetização matemática. Informe e discuta o que houve de mudanças em relação
ao que fez o ano passado? O planejamento deste ano está considerando as ideias
presentes no texto? De que forma?
ELIANE MATTANA ZIMMERMANN
ELIANE MATTANA ZIMMERMANN
Este ano poderemos desenvolver nossas aulas voltadas a
tudo que vimos, aprendemos no ano anterior com o Pacto na Alfabetização.
Estamos trabalhando com qualidade de forma coerente em sala de aula com nossos
alunos, planejando aulas criativas, capazes de produzir efeitos positivos para
a aprendizagem dos alunos, buscando o diálogo o tempo todo para ampliar e
ensinar os conteúdos, revendo os conhecimentos com a turma, o avanço, saber se
precisa ser melhorado, se os conceitos foram atingidos no ano anterior dando
sequência a novos conteúdos, trabalhar integrado com os professores,
coordenação e direção.
Para o bom desempenho, o planejamento deve ser
flexível diante de novas possibilidades, demandas, e novos obstáculos. Procurando
avaliar o período, projetando o futuro e
repensando o que fazer com os alunos que ainda não estão onde deveriam estar.
Criar novas estratégias para que os alunos sintam-se desafiados a avançar, bem
como um ambiente favorável a comunicação.
Ainda, iremos interpretar formas de raciocínio,
escutar os alunos, fornecer sugestões adequadas, observar e avaliar o processo.
Quando realizamos o planejamento
Semanal, estamos revendo os planos de aula, se será trabalhado individualmente,
dupla, grupo, a disposição das classes, o material de uso coletivo e a
disponibilidade dos alunos, favorecendo a interação entre professores e alunos.
É preciso ter em mente os objetivos específicos relativos a cada semana, o
conteúdo a ser desenvolvido. Dar continuidade da aprendizagem de modo que
avancem e ampliem o conhecimento matemático. Não esquecer que os objetivos que
queremos deverão estar explícitos no planejamento para que os alunos compreendam
o conteúdo usando recursos didáticos necessários para que ocorra a
aprendizagem.
Os alunos aprendem com maior
facilidade quando é proporcionado materiais lúdicos, pois realizam relações
contribuindo com a compreensão e objetividade. Este ano daremos ênfase aos
instrumentos, símbolos, objetos, e imagens pertencentes ao campo da matemática
possibilitando uma relação e melhor entendimento.
Através do Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa buscaremos através da organização do trabalho
pedagógico para a alfabetização matemática maior a aprofundamento para
realizarmos nossas aulas. Estamos na expectativa para que seja tão bom quanto o
ano anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário