Tendo
com ponto de partida devo enfocar temas básicos como:
-
A rotina no ciclo da alfabetização;
-
A integração entre os diferentes componentes curriculares no cotidiano das
crianças;
-
Os recursos didáticos na prática alfabetizadora.
Devo
também estar atento aos princípios didáticos e modos na organização do trabalho
pedagógico levando em consideração: o que ensinar e para que ensinar, partindo
das próprias experiências vivenciadas no cotidiano escolar.
Também
devo valorizar a formação do cidadão participativo, ético e feliz,
proporcionando-lhes conteúdos objetivos e atuais de propostas
interdisciplinares, destacando o envolvimento do aluno na contextualização de
todos os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
Referindo-me
o planejamento deste ano, estou procurando realizar um trabalho que venha
promover a aprendizagem dos conhecimentos em situações do cotidiano do aluno,
estimulando-lhe a curiosidade, mobilizando seus conhecimentos e motivando-os a
adquirirem novos conhecimentos. Procuro trabalhar a matemática como linguagem,
ciência e meio para resolver problemas, pensando na aplicação prática dos
conhecimentos do cotidiano do aluno e promovendo o desenvolvimento de
habilidades e competências como, por exemplo: a capacidade de compreender dados
e tabelas de jornais e revistas, ou de formular e validar hipóteses. Nada parte
do abstrato e sim tudo parte do concreto.
Professora: Tânia Maria Machado
Turma: 3º Ano
E. M. E. F. São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário