segunda-feira, 23 de junho de 2014

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO NA ROTINA DA MATEMÁTICA

            O texto ¨ Diferentes Formas de Planejamento ¨- destaca a importância do planejamento anual e durante o período letivo. Destaco aqui, de que forma estou me organizando como professora do 3º Ano do Ensino Fundamental em minha rotina de sala de aula:
            Tendo com ponto de partida devo enfocar temas básicos como:
            - A rotina no ciclo da alfabetização;
            - A integração entre os diferentes componentes curriculares no cotidiano das crianças;
            - Os recursos didáticos na prática alfabetizadora.
            Devo também estar atento aos princípios didáticos e modos na organização do trabalho pedagógico levando em consideração: o que ensinar e para que ensinar, partindo das próprias experiências vivenciadas no cotidiano escolar.
            Também devo valorizar a formação do cidadão participativo, ético e feliz, proporcionando-lhes conteúdos objetivos e atuais de propostas interdisciplinares, destacando o envolvimento do aluno na contextualização de todos os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
            Referindo-me o planejamento deste ano, estou procurando realizar um trabalho que venha promover a aprendizagem dos conhecimentos em situações do cotidiano do aluno, estimulando-lhe a curiosidade, mobilizando seus conhecimentos e motivando-os a adquirirem novos conhecimentos. Procuro trabalhar a matemática como linguagem, ciência e meio para resolver problemas, pensando na aplicação prática dos conhecimentos do cotidiano do aluno e promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências como, por exemplo: a capacidade de compreender dados e tabelas de jornais e revistas, ou de formular e validar hipóteses. Nada parte do abstrato e sim tudo parte do concreto.
                                                                  Professora: Tânia Maria Machado
                                                                  Turma: 3º Ano
                                                                   E. M. E. F. São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário