Professora: Eliane Mattana Zimmermann EMEF Antônio Cortez
JUSTIFICATIVA:
O jogo possibilitará melhor compreensão do funcionamento do
sistema de numeração decimal (unidade e dezena). Aprender o procedimento contribui para o desenvolvimento do pensamento
matemático, relações existentes entre
eles, aperfeiçoamento das estratégias entre pessoais.
Objetivos
·
Desenvolver raciocínio lógico, estratégia,
concentração, atenção, percepção.
·
Explorar os agrupamentos de números,
sequências numéricas, relação termo a termo, valor posicional do número.
·
Utilizar diferentes procedimentos para
calcular o resultado de adições e subtrações;
·
Identificação do algarismo e quantidade.
·
Identificar os números no material dourado
·
Resolver operações de adição, subtração e
multiplicação;
·
Reconhecer a adição e subtração como operações
inversas;
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
O sistema de numeração que
normalmente utilizamos é o sistema de numeração decimal, pois os agrupamentos são feitos
de 10 em 10 unidades.
Os símbolos matemáticos utilizados para
representar um número no sistema decimal são chamados de algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6,
7, 8, 9, que são utilizados para contar unidades, dezenas e
centenas. Esses algarismos são chamados de indo-arábico porque tiveram origem
nos trabalhos iniciados pelos hindus e pelos árabes.
Com os algarismos formamos
numerais (Numeral é o nome dado a qualquer representação de um número).
Veja no jogo como iremos contar as unidades e
agrupar de 10 em 10 as dezenas:
JOGO para fixar UNIDADE E DEZENA
REGRAS:
1. Foi realizado um cartaz (planilha) com o nome dos alunos para registrar as jogadas. Cada um na sua vez lança o dado;
2. O número que sair no dado corresponde a quantidade
de pontos da rodada, que deverá ser pego em palitos de picolé e registrado na
planilha.
Na rodada seguinte, pega-se novamente a quantidade
de palitos de picolé que sair na jogada do dadinho.
4. Quando
completar 10 palitos, a criança enlaça-os com o elástico, formando um
agrupamento de 10 unidades, e troca por uma dezena (material dourado).
No final das 13 jogadas os alunos deverão somar
os pontos e conferir se a quantidade de
pontos confere com o material que cada um adquiriu. Ganha
o jogo quem fizer mais pontos ao final de 13 rodadas
Após
o jogo ir fazendo perguntas para os alunos como:
1. Quem
ganhou o jogo?
2. Com
quantos pontos?
3. Esse
numeral representa como no material dourado? E no ábaco?
4. Quem
fez menos pontos?
5. Qual
é a diferença?
Nenhum comentário:
Postar um comentário