terça-feira, 24 de junho de 2014

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

Professora: Eliane Mattana Zimmermann  EMEF Antônio Cortez
JUSTIFICATIVA:
O jogo possibilitará melhor compreensão do funcionamento do sistema de numeração decimal (unidade e dezena).   Aprender o procedimento  contribui para o desenvolvimento do pensamento matemático,  relações existentes entre eles, aperfeiçoamento das estratégias entre pessoais.
Objetivos 
·        Desenvolver raciocínio lógico, estratégia, concentração, atenção, percepção.
·        Explorar os agrupamentos de números, sequências numéricas, relação termo a termo, valor posicional do número.
·        Utilizar diferentes procedimentos para calcular o resultado de adições e subtrações;
·        Identificação do algarismo e quantidade.
·        Identificar os números no material dourado
·        Resolver operações de adição, subtração e multiplicação;
·        Reconhecer a adição e subtração como operações inversas;

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

O sistema de numeração que normalmente utilizamos é o sistema de numeração decimal, pois os agrupamentos são feitos de 10 em 10 unidades. 

Os símbolos matemáticos utilizados para representar um número no sistema decimal são chamados de algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, que são utilizados para contar unidades, dezenas e centenas. Esses algarismos são chamados de indo-arábico porque tiveram origem nos trabalhos iniciados pelos hindus e pelos árabes. 

Com os algarismos formamos numerais (Numeral é o nome dado a qualquer representação de um número).


Veja no jogo como iremos contar as unidades e agrupar de 10 em 10 as dezenas: 

JOGO para fixar UNIDADE E DEZENA

REGRAS:

1.    Foi realizado um cartaz (planilha) com o nome dos alunos para registrar as jogadas. Cada um na sua vez lança o dado;

 

2.    O número que sair no dado corresponde a quantidade de pontos da rodada, que deverá ser pego em palitos de picolé e registrado na planilha.



N
a rodada seguinte, pega-se novamente a quantidade de palitos de picolé que sair na jogada do dadinho.

 

4.      Quando completar 10 palitos, a criança enlaça-os com o elástico, formando um agrupamento de 10 unidades, e troca por uma dezena (material dourado).

 

           No final das 13 jogadas os alunos deverão somar os pontos e conferir  se a quantidade de pontos confere com o material que cada um adquiriu. Ganha o jogo quem fizer mais pontos ao final de 13  rodadas

     Após o jogo ir fazendo perguntas para os alunos como:

1.      Quem ganhou o jogo?

2.      Com quantos pontos?

3.      Esse numeral representa como no material dourado? E no ábaco?

4.      Quem fez menos pontos?

5.      Qual é a diferença?

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