terça-feira, 30 de julho de 2013

Escola Zeferino Antunes de Almeida professora Neusa Basso



1º e 3º Ano Leitura deleite: Os ovos da Galinha  - Ler e após cantar
Dar o texto impresso

Ler o texto em grupo
Oralidade:
Quem tem galinha em casa?
Quem recolhe os ovos do galinheiro?
Quantos ovos  recolhem por dia?
O que fazem com os avos?
De que a galinha se alimenta?
Como o seu corpo é coberto?
Trabalho com o texto:
Pintar no texto as palavras  que possuem G
Pesquisar no texto palavras com duas silabas, com três sílabas,
RECORTAR AS PALAVRAS  E COLAR NO  DESENHO. 

Trabalhar na  sala de informática
Uso da internet   Hora do Conto http://www.youtube.com/watch?v=UHZfTJmSMJc

De onde vem o ovo?

http://www.youtube.com/watch?v=oTBjZsjq_O0
A Galinha Cor de Rosa, de Keith Norval.

A GALINHA COR-DE-ROSA
ERA UMA GALINHA COR-DE-ROSA,
METIDA A CHIQUE, TODA ORGULHOSA,
QUE DETESTAVA PISAR NO CHÃO
CHEIO DE LAMA DO GALINHEIRO.

FICAVA NO ALTO DO POLEIRO
E QUANDO SAÍA DO LUGAR,
BATIA AS ASAS PARA VOAR.
MAS SEUS PÉS ACABAVAM NA LAMA.

AÍ ARMAVA O MAIOR CHILIQUE,
CACAREJAVA, BICAVA O GALO,
E DEPOIS, COM AR DE RAINHA,
LAVAVA OS PÉS NUMA POCINHA.
Passar a história num painel
Trabalhar a leitura oral em grupo e individual
Pesquisar palavras no texto
Ditado  de palavras

Análise do ovo
Levar um ovo branco e um ovo vermelho para a roda para investigar que ideias as crianças têm sobre:
Analisando ovo inteiro
a) que informações têm sobre o que há no interior do ovo
b) se há diferença entre o conteúdo interno dos dois ovos
c) porquê as cascas são de cores diferentes (a cor da galinha influência a cor do ovo e a cor do ovo determina a cor do pintinho)
Analisando o ovo depois de quebrado
a) se há diferenças entre os conteúdos dos dois ovos
b) o que há dentro do ovo (se sabem denominar as partes)
c) explorar texturas, consistência e cheiro
d) analisar a fragilidade da casca após quebrada
A importância do ovo na alimentação
Atividades referentes ao projeto de alimentação
Receitas de bolo, suco natural
Salada de frutas
Trabalho com gráficos- construção de gráficos com os  alunos.
Trabalhar as formas geométricas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário