Este jogo foi desenvolvido pela professora Antônia Janete Costa sendo que a mesma
utilizou fichas com números a partir do 1 até a quantidade de alunos da sala,
mais o professor. A professora distribui as fichas e solicitou primeiro que observasse após foi questionando qual é o
lado direito e esquerdo, a mão que usa
para escrever, quem senta perto de você, à sua frente, atrás de você, no lado
direito, no lado esquerdo. Identificar o lado direito ou esquerdo com um sinal
na mão.
Fazer círculo e sentar. O
professor senta também, deixando um espaço vazio do seu lado direito. A
brincadeira inicia com o professor dizendo: À MINHA DIREITA ESTÁ SENTADO O
NÚMERO...
O aluno que recebeu o
número que o professor falar deve levantar e sentar-se do lado direito do
professor. O aluno que ficou com seu lado direito desocupado faz o mesmo que o
professor e diz: À MINHA DIREITA ESTÁ SENTADO O NÚMERO... E assim continua a
brincadeira. Sempre quem tiver a sua direita vazia deve escolher um número para
ocupá-la. A criança que não se levantar quando seu número for chamado sai da
brincadeira. Se a pessoa que ficou com seu lado direito vazio não perceber e
não disser um número, também sai da brincadeira
Cada vez que uma criança sair, o círculo deve ser novamente fechado,
deixando apenas lado direito vazio. Os ganhadores serão aqueles que ficarem na
roda até o final da brincadeira. Após a professora oportunizou a brincadeira
utilizando o lado esquerdo
Segundo a professora “com essa brincadeira desenvolvemos a atenção, integração,
percepção e também é muito importante voltar para a sala de aula fazer o registro no caderno. O relato dos
números do jogo, pesquisando e escrevendo por extenso seus nomes, fazer uma
ilustração para representar a
brincadeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário