OBJETIVO: Trabalhar de forma
interdisciplinar a História e a Matemática para despertar no aluno o gosto pelo
resgate das histórias a partir da sua história familiar, fazendo um estudo
desde o que as pessoas compravam antigamente e agora o consumismo que vivemos.
Leitura para deleite: Quem ganhou o
jogo? Explorando a adição e a subtração
É a história
de um cadeirante que com seus colegas tiveram que usar a adição e a subtração
para ganhar um jogo de basquete.
Houve uma discussão bem relevante pelo fato de
termos um cadeirante na escola e como todos acolhem bem ele ajudando-o, levando
unto nas brincadeiras, na quadra, enfim... Já que estamos realizando o projeto
sobre diversidade.Solicitei que pesquisassem com os pais e avós ou pessoas mais
velhas da família, quais eram as mercadorias que eles compravam antigamente,
vestimentas, alimentos consumidos. Os alunos detrazerem fotos dessas pessoas
para fazermos um comparativo com as vestimentas de hoje.
Trouxe para a sala de aula,
folhetos de lojas e distribuí entre os alunos para que fizessem compras onde o
desafio era ver quem conseguiria comprar mais mercadorias gastando menos.
Nesta
atividade eles tiveram que ir fazendo a conta de quanto estavam gastando para
poder fazer economia e assim comprando só o que realmente tinham necessidade.
Sempre vinham me perguntar se era barato ou caro, quer dizer que estavam
tentando economizar e comprar somente o necessário.
Realizamos a confecção do
livrinho História do quadradinho, onde trabalhamos as figuras geométricas,
quadrado, triângulo, círculo e retângulo, além de nesta mesma atividade também
voltarmos o estudo para a diversidade, a aceitação do diferente e a família.
Logo após, distribuí outras geométricas de material concreto a eles e solicitei que identificassem cada forma que
haviam desenhado no livrinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário