quinta-feira, 11 de julho de 2013

PROFESSORA Zaira Maria Soares Vargas Escola Zeferino Antunes de Almeida



OBJETIVO: Trabalhar de forma interdisciplinar a História e a Matemática para despertar no aluno o gosto pelo resgate das histórias a partir da sua história familiar, fazendo um estudo desde o que as pessoas compravam antigamente e agora o consumismo que vivemos.
Leitura para deleite: Quem ganhou o jogo? Explorando a adição e a subtração
É a história de um cadeirante que com seus colegas tiveram que usar a adição e a subtração para ganhar um jogo de basquete.





Houve uma discussão bem relevante pelo fato de termos um cadeirante na escola e como todos acolhem bem ele ajudando-o, levando unto nas brincadeiras, na quadra, enfim... Já que estamos realizando o projeto sobre diversidade.Solicitei que pesquisassem com os pais e avós ou pessoas mais velhas da família, quais eram as mercadorias que eles compravam antigamente, vestimentas, alimentos consumidos. Os alunos detrazerem fotos dessas pessoas para fazermos um comparativo com as vestimentas de hoje.
                Trouxe para a sala de aula, folhetos de lojas e distribuí entre os alunos para que fizessem compras onde o desafio era ver quem conseguiria comprar mais mercadorias gastando menos.
                Nesta atividade eles tiveram que ir fazendo a conta de quanto estavam gastando para poder fazer economia e assim comprando só o que realmente tinham necessidade. Sempre vinham me perguntar se era barato ou caro, quer dizer que estavam tentando economizar e comprar somente o necessário.


Realizamos a confecção do livrinho História do quadradinho, onde trabalhamos as figuras geométricas, quadrado, triângulo, círculo e retângulo, além de nesta mesma atividade também voltarmos o estudo para a diversidade, a aceitação do diferente e a família.

Logo após, distribuí outras  geométricas de material concreto a eles  e solicitei que identificassem cada forma que haviam desenhado no livrinho.







Nenhum comentário:

Postar um comentário